Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página
Institucional

Apresentação

Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 17h12 | Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 14h47

O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira é dedicado à produção do conhecimento e a difusão do acervo compreendido entre o final do século XVI e as primeiras décadas do XIX, custodiado por esta Instituição. Em quase 70 seções apresenta textos analíticos, transcrições, resumos de documentos sobre diferentes temas tais como Casa Real, Escravidão na Marinha, Companhia de Jesus, Festas coloniais, Questão Cisplatina, Bibliotecas, Imprensa e censura, Limites e fronteiras, Órfãos e expostos, Indumentária colonial. Voltado à pesquisa acadêmica, às atividades em sala de aula e a todos os interessados, esse sítio é parte de um amplo programa que há 14 anos propicia também exposições, livros, seminários, entre outros produtos.

A versão que ora inauguramos visa dar maior agilidade de acesso, aproximando ainda mais os usuários desse universo extenso e diversificado, conservado pelo Arquivo Nacional, formado por fundos e coleções públicos e privados, como a Secretaria de Estado do Brasil, Negócios de Portugal, Vice-reinado, Alfândega da Bahia, Casa Real e Imperial, Marquês do Lavradio, Visconde de Cairú, Marquês de Barbacena e outros.

Encontram-se no site seções e subseções que contém temas construídos a partir de uma escolha historiográfica que visa atender um grande número de linhas de pesquisa articulada à identificação dos resultados de maior destaque na base de dados Roteiro de Fontes do Arquivo Nacional para a história luso-brasileira, também disponível no site.

A corte no Brasil e Temas: expansão portuguesa | Portugal | Brasil | Império luso-brasileiro são as principais divisões que abrigam Comentários assinados por especialistas, ementas de documentos, sugestões bibliográficas. Incluem também as respectivas Salas de Aula dirigidas a alunos ou professores e que se compõem de manuscritos ou impressos transcritos em grafia modernizada, cujos termos selecionados constituem verbetes explicativos em perspectiva histórica e que, reunidos, formam o Glossário do Arquivo Nacional para a história luso-brasileira.

Essas iniciativas vinculam-se às diretrizes da Comissão Luso-Brasileira para a Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (Coluso) e conta com o patrocínio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) por meio de convênio com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Com essa nova edição atualiza-se o convite para explorar o acervo do Arquivo Nacional relativo à história do império ultramarino português e à experiência colonial, sobretudo “naquela vasta porção do Novo Mundo”, o que sempre produz tantos encontros e perguntas.

 

Claudia Beatriz Heynemann

Editora

Fim do conteúdo da página