Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário: Produzindo Fronteiras: Entrecruzando escalas, povos e impérios na América do Sul (1640-1828)
Início do conteúdo da página

Seminário: Produzindo Fronteiras: Entrecruzando escalas, povos e impérios na América do Sul (1640-1828)

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00

O seminário tem como objetivo discutir a construção da autoridade política nas regiões de fronteira entre os impérios ibéricos.


 

Datas: 24, 25 e 26 de Agosto de 2011
Local: Anfiteatro de História FFLCH-USP
Endereço: Avenida Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária – São Paulo – Brasil.  

O seminário Produzindo Fronteiras: entrecruzando escalas, povos e impérios na América do Sul tem como objetivo discutir a construção da autoridade política nas regiões de fronteira entre os impérios ibéricos. Especialmente nas zonas onde o exercício da soberania portuguesa e castelhana não era direto, mas mediado por diferentes atores, interesses e dinâmicas locais. 
As mesas de debate terão como objetivo dimensionar o peso das interpretações fixadas pela historiografia oitocentista e reiteradas pela historiografia contemporânea. Tais perspectivas tenderam a confundir o processo de formação do espaço nacional com as narrativas de fixação de suas fronteiras externas.
A montagem das mesas contempla novas abordagens sobre o problema das fronteiras inter-imperiais. Percepções que levam em conta a construção da territorialidade colonial, calcada nos direitos costumeiros, nas experiências missionárias, nas estruturas de parentesco, nas formas de comunicação e comércio; e, como não poderia deixar de ser, nas estratégias de controle da mão-de-obra ameríndia e africana.
Ainda hoje a presença das estruturas estatais nessas regiões continua sendo um desafio a ser enfrentado pelos governos sul-americanos. Por isso, considera-se oportuno propor uma reflexão sobre os diferentes contextos e situações observados nas zonas de fronteira, atentando para os fluxos territoriais internos e externos, que ao fim consagravam outros princípios de territorialidade. 
Para melhor compreender o processo de emancipação das nações íbero-americanas, ainda cabe indagar quais foram os contextos específicos que limitaram  e definiram o grau de territorialização dos impérios ibéricos na América do Sul, entre a ruptura da União Ibérica e a Guerra da Cisplatina (1640-1828). 

registrado em:
Fim do conteúdo da página