Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição: “Brasil Feminino”
Início do conteúdo da página

Exposição: “Brasil Feminino”

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00

A mostra reúne mais de 150 peças de um acervo de 9 milhões de itens da BN. Brasil Feminino conta a trajetória da mulher na sociedade brasileira...

De: 05 de julho a  26 de agosto de 2011
Local: Espaço Cultura Elizeu Visconti, da Biblioteca Nacional
         (Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro).
Horários: Segunda a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, domingo e feriados, das 12 às 17h.
Mais informações: www.bn.br
Curadoria: Marcus Venicio Ribeiro- pesquisador da BN               
              
Luciano Figueiredo- editor da Revista História-BN
  

A mostra reúne mais de 150 peças de um acervo de 9 milhões de itens da BN. Brasil Feminino conta a trajetória da mulher na sociedade brasileira, por meio de publicação em Jornais, revistas, pinturas, músicas e livros. Estes retratam o universo feminino em 4 momentos : a opressão sofrida no período colonial, o início das lutas no século XIX, as primeiras conquistas do Século XX e o prestígio das mulheres no Brasil contemporâneo.

Trata-se de uma grande homenagem à contribuição, à luta, ao trabalho, à dedicação e à coragem das mulheres que fizeram do nosso país o que é hoje. A ideia primordial era fazer uma mostra para comemorar os 140 anos da Princesa Isabel na regência, mas o projeto foi tomando corpo e cresceu até chegar ao ponto de homenagear todas as mulheres deste país e por consequencia o maior de todos ícones que é a presidente da nossa nação.

Entre as atrações da exposição estão pinturas originais de Debret, J. Carlos, Carlos Julião e Lygia Pape; o decreto original da Lei Áurea, de 1888, assinado pela Princesa Isabel; uma edição de 1712, da obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga; gravuras da expedição Alexandre Rodrigues Ferreira e Rugendas.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página