Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca Nacional de Portugal tem importante acervo sobre o Brasil
Início do conteúdo da página

Biblioteca Nacional de Portugal tem importante acervo sobre o Brasil

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00
Englobando fundos diversificados que abrangem documentação de todas as épocas, tipologias e assuntos, o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal está em permanente evolução por via do depósito legal...

Englobando fundos diversificados que abrangem documentação de todas as épocas, tipologias e assuntos, o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal está em permanente evolução por via do depósito legal, aquisições e doações, apresentando, naturalmente, uma incidência especial em bibliografia portuguesa. A Biblioteca tem também um importante acervo sobre o Brasil. 

Sítios Temáticos 
A cartografia do Brasil (1700-1822)
Catálogo digital contendo descrições e imagens da cartografia manuscrita e impressa relativa ao Brasil existente na Biblioteca Nacional, elaborado no âmbito de projeto da responsabilidade da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e da BNP, no contexto das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil. 

Conteúdos
Para a seleção das obras que serão digitalizadas, a BNP recorreu a diversos critérios durante os anos de 2002 a 2007, definidos em função da sua missão de conservação e divulgação do patrimônio documental português. Assim, tendo em vista a preservação de documentos de natureza frágil e/ou manuseamento difícil, foi selecionado um conjunto significativo de documentos iconográficos (cartazes, estampas, desenhos, etc) e de material cartográfico, representando respectivamente 65% e 18% dos documentos digitalizados disponíveis na Biblioteca Nacional Digital/BND. 
No que se refere à língua de publicação, metade dos documentos disponíveis na BND são em língua portuguesa. Relativamente a outras línguas, cerca de 19% das obras disponíveis na BND foram publicadas em francês, 11 % em inglês, 3% em castelhano, 3% em italiano e 2% em alemão. 

Serviços
Para além dos serviços técnicos de armazenamento, organização e apresentação dos objectos digitais, a BND integra ainda serviços que suportam a sua utilização pública, propiciando diversas formas de acesso livre e gratuito aos documentos digitalizados. O acesso à coleção digital pode fazer-se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices da BND. Para certas tipologias de documentos, foram criados serviços específicos de acesso, como por exemplo a pesquisa nas entradas dos verbetes de obras de referência e a navegação por calendário, em jornais. 

(fonte: Blog da Embaixada do Brasil )

registrado em:
Fim do conteúdo da página