Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras.Área de Concentração: Estudos Brasileiros
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras.Área de Concentração: Estudos Brasileiros

Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2013, 11h41 | Última atualização em Terça, 22 de Mai de 2018, 14h42

O IEB foi criado em 1962, por Sérgio Buarque de Holanda, então como centro interdisciplinar para a pesquisa e documentação sobre a cultura e história do Brasil...

Mestrado Strictu Sensu - Instituto de Estudos Brasileiros
Av. Professor Mello Moraes, Travessa 8, nº 140- Cidade Universitária – CEP 05508-900 – São Paulo/ SP
Fone: (0xx11) 3091-3199
E-mail: iebpos@usp.br  ou www.ieb.usp.br
Período de inscrição para o processo seletivo: 24/04/2009



O IEB foi criado em 1962, por Sérgio Buarque de Holanda, então como centro interdisciplinar para a pesquisa e documentação sobre a cultura e história do Brasil, tendo como desafio fundador refletir sobre a sociedade brasileira articulando áreas do saber no campo das humanidades. A proposta de pesquisa e interpretação da realidade brasileira de seu fundador, institucionalmente materializada no Instituto de Estudos Brasileiros, é marcada pelo cuidado na elaboração das correspondências entre formações sociais e expressões artísticas, enfim, dos estudos das formas e realidades subjacentes à sociedade e da cultura.

O programa multidisciplinar de Pós-Graduação em “Culturas e Identidades Brasileiras”, com área de concentração em “Estudos Brasileiros”, tem como objetivo a realização de pesquisas e o desenvolvimento de reflexões sobre a sociedade brasileira a partir desta perspectiva. A multidisciplinaridade é constitutiva deste programa de pós-graduação e não apenas recurso metodológico, sendo procedimento de apreensão e problematização do real.  O programa é composto de duas Linhas de Pesquisa: “Sociedade e Cultura na América Portuguesa e no Brasil”“Brasil: a Realidade da Criação, a Criação da Realidade”.
As duas linhas de pesquisa explicitam maneiras diversas de efetivar o objetivo geral e decorrem da permanente atividade de pesquisa e orientação dos docentes. 

1. Sociedade e Cultura na América Portuguesa e no BrasilA(s) cultura(s), em sua expressão mais ampla, na complexidade das relações entre grupos sociais, na urdidura da sociedade, encontra(m) no trabalho multidisciplinar sua maior possibilidade de desvelamento. Assim, parte-se do diálogo entre as múltiplas áreas do saber visando à construção de interpretações da cultura e da sociedade na América Portuguesa e no Brasil. Pensar o Brasil de forma crítica e em perspectiva multidisciplinar efetiva a possibilidade de enfrentar questões referentes ao Brasil do futuro e de suas permanentes relações com as forças, características e limites do passado.  

2. Brasil: a Realidade da Criação, a Criação da Realidade
O documento, seja discurso, imagem, som (independentemente da mídia em que se encontra registrado), é conformado pelo universo social daqueles que o produzem, enquanto também conforma esse mesmo universo. A criação que gesta uma realidade é objeto privilegiado da pesquisa multidisciplinar no diálogo entre as várias teorias das diferentes áreas do saber. A realidade brasileira mostra-se como a outra face deste objeto, constituindo-se seja como realidade da criação do documento, seja como universo de recepção das teorias construídas no exterior. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página